Mais uma vez aqui.
Hoje o tema é Nerdices e Geekices. xD
ahahahahahahahahahah.
Exatamente! Vamos tratar sobre questões de conflitos entre os termos e sobre a modinha que anda rondando por aí.
Primeiramente, vamos às definições!
O NERD
O termo "nerd" foi concebido em 1954 pelo lendário Dr. Seuss (Theodor Seuss), quando fez uma associação entre a lerdeza e as peças de roupa listradas para pessoas magras. Criando assim, o estereótipo nerd: um personagem estupidamente cômico, geralmente magrelo e com alguns problemas para assuntos "delicados".
Muitas características podem ser associadas ao nerd. É aqui que entram os prós e contra, já que muitas habilidades podem ser desenvolvidas devido ao fato de um nerd ter gosto por jogos, ciência, filmes, computadores e um interesse obsessivo aos estudos/livros, mas, por outro lado, são introvertidos e apresentam dificuldade para socializar.
É mais fácil encontrar um nerd em áreas profissionais como em ciência e tecnologia ou nas engenharias. Muitas vezes, você pode encontrá-los em uma loja especializada em vídeos/computadores (Chuck é uma série com um bom exemplo disso).
Falando em séries de TV... os filmes mais relacionados aos nerds são Star Trek, Star Wars, Matrix, Senhor dos Anéis e Battlestar Galactica. Sem contar (é claro) as franquias de filmes baseados em Histórias em Quadrinhos.
Por vários pontos que os nerds apresentam, acaba sendo normal que relacionamentos aconteçam entre si. Afinal "humanos normais" não conseguiriam acompanhar a rotina de um nerd. ahahahahahahahahahah (é sério!)
O GEEK
O geek, diferente do nerd, surgiu em 1976 como um sinônimo de bobo (fool). Por mais louco que pareça, a palavra era associada aos acrobatas de circo. Em seguida, uma nova designação apareceu para aqueles que ganhavam a vida resolvendo problemas em computadores, os famosos "computer geek". Independentemente da origem, a palavra só ganhou força a partir de 1990, quando a tecnologia deu o seu salto libertador. Hoje, geeks são aqueles que se atraem por novidades tecnológicas, e, por favor... computadores sempre na ordem prioritária!
Os geeks possuem um ar irônico e engraçado (apresentam isso com frequência em estampas de camisetas). Possuem estilos de vida e interesses mais centrados que um nerd, mas, nem tudo é um mar de rosas... muitas vezes podem se mostrar um poço de pretensão e cansaço... é! isso mesmo! muitos deles torrariam sua paciência em segundos.
Geeks possuem gostos parecidos com os nerds, adicionando a loucura por gadgets, códigos, hacks e as camisetas padrão com frases irônicas.
Os geeks acabam se engajando muito nas áreas de TI, design, programação e web design. Também é possível encontrar empresários, donos de lojas de jogos ou discos e até mesmo um bartender.
Por ser mais acessíveis, geeks podem namorar pessoas do mesmo grupo ou os que não estão envolvidos na área.
A MODINHA E O MIMIMI
"Eu assisto The Big Bang Theory! SOU MUITO NERD, né?"
"Nossa, meu iPhone/iPad resolveria todos os seus problemas... são computadores de bolso, sabe?"
"Pode tirar o equino de pequeno porte da perturbação pluviométrica."
"Star Wars >>> Star Trek. <3²"
"Star Trek imita Star Wars."
"BAZINGA!"
Ai, gente. SÉRIO!!!
É isso que vocês acham que vai te dar um "rótulo"?
OK! ENGOLE O RÓTULO:
OK! ENGOLE O RÓTULO:
VOCÊ É O PIOR MODISTA POSSÍVEL! VAI LER SOBRE METAFÍSICA OU ESTUDAR OS CONCEITOS BÁSICOS DE MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADORES E VOLTA PRA COMEÇARMOS UM DIÁLOGO DECENTE.
Ufa... Passou.
É muito fácil dizer que você é nerd ou geek.
Mas o caso não é ostentar um título. Afinal, isso não é nada demais.
Ser nerd geralmente significa estar sozinho e, muitas vezes é sozinho mesmo... tipo "forever alone"... com amigos só nos games e sem conhecê-los no IRL (in real life).
Muitos dos que dizem ser nerds, só usam o termo por estarem jogando ou assistindo algo que os faça usar raciocínio lógico ou avançado.
Um geek? Quando foi a última atualização do seu sistema operacional? Quais as melhorias dessa atualização?
Se você for um geek, você saberá do que eu estou falando.
É isso, gente.
Tomem cuidado com o que querem para si. Nem sempre é bom ser o que você nem sabe o que é!
Lá vem dito popular: "Nem tudo o que reluz é ouro."
May the force be with you, guys. ;)
Bom dia, jovens!
Viva o diferente.
Henrique Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário