segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Moda, barba e lumbersexual

Oi, gente!
Mais uma vez por aqui.
Agora vamos falar um pouco sobre a moda masculina atual: BARBA.
Eu mesmo sou suspeito pra falar, já que cultivo a minha como se fosse uma orquídea. Hahahahahahahahahahahahaha!


Há algum tempo, a primeira definição para aqueles homens que eram extremamente vaidosos surgiu, o que deu vida aos nossos tão conhecidos metrossexuais.
É de se notar que o uso da barba veio crescendo e tomando espaço com o tempo. Cada um com um corte diferente, ou aqueles que preferiam um estilo mais rústico e selvagem.
Esse comportamento parece ter se ampliado e deu vida a um outro estilo, agora não tão vaidoso: o lumbersexual.

Lumbersexual foi um termo que se originou recentemente na internet e foi sugerido pelo crítico de moda Tom Puzak, do site "GearJunkie". O prefixo lumber é originado da palavra inglesa "lumberjack", que significa "lenhador". Nesse sentido, temos a origem de "lenhadores" contemporâneos com características ideais para a venda de um novo estilo e com materiais mais autênticos. Em seu livro "Guia do homem com estilo, ainda que mal barbeado", Geoffrey Bruyere afirma que: "a era das silhuetas longilíneas quase femininas acabou: agora se usam cortes mais amplos, materiais mais autênticos como flanela, couros vegetais, denim bruto".

Os lumbersexuais pegam emprestado elementos de um segmento gay, o "bear" (composto por homens barbudos e, muitas vezes, fortes), exalando a virilidade masculina e assumindo traços naturais comuns aos homens.

Dentre os famosos, artistas como Ryan Gosling, Vicent Gallo, Hugh Jackman, Jared Leto, Gerard Butler, Jamie Dornan e Matthew McConaughey, são, cada um a sua maneira, representantes do estilo.

A vaidade do metrossexual sai de cena e dá lugar a homens mais despojados, mas, essa característica ainda faz parte do lumbersexual, como diz o hairstylist e beardstylist Marcelo Paulors: "os homens se preocupam com a infinidade de produtos para a barba e cuidam dela frequentemente. Lavam, secam, passam xampu e condicionador e aparam os pelos desgrenhados. A manutenção é essencial, como se fosse um cabelo mesmo". Deixando claro que não é moda ter a barba desleixada.

É notável a aprovação do estilo. Tanto homens quanto mulheres gostam dessa nova característica assumida, mas é claro, também existe a parcela que preferem homens sem pelos no rosto ou uma simples barba por fazer.

Abaixo seguem algumas imagens de modelos e artistas famosos que adotaram o estilo lumbersexual:






Espero que gostem! ;)

Viva o diferente.


Henrique Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário