Oi!
Está me vendo bem?!
Não? hmmmmm... Ih! Será que você está com algum problema na captação das cores do espectro visível?
Então, galerinha... o segundo post de hoje é sobre cores.
Existe uma grande crença nos significados de cada cor. Além disso, tratamentos com auxílio das cores foram desenvolvidos para restaurar equilíbrios físicos e emocionais. Bacana, não!?
Vamos lá!
Cromoterapia
A cromoterapia é um tratamento alternativo que consiste no uso das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente.
Historiadores afirmam que no Antigo Egito, a cor já era utilizada para o benefício do ser humano. No século XVIII, o cientista alemão von Goethe conduziu uma pesquisa a respeito das cores, concluindo que elas têm um determinado efeito: vermelho estimula; azul suaviza; amarelo causa alegria; verde é relaxante.
Contudo, a cromoterapia só chegou ao Ocidente no século XIX. Nos dias de hoje, a terapia é relacionada às sete cores do espectro solar, e normalmente num suporte com uma lâmpada de 25 watts é usada no tratamento, onde é colocado a 5 centímetros da pele, atuando durante aproximadamente 3 minutos.
Essa terapia recebe inúmeras críticas na comunidade científica. Também é muitas vezes ligada com algumas práticas esotéricas como o Feng Shui, os cristais e a astrologia. Em muitos casos, as sete cores usadas na cromoterapia estão diretamente ligadas aos chakras que são considerados campos de energia que influenciam nossas emoções e nossos corpos.
Teoria das Cores
Teoria das cores são os estudos e experimentos relacionados com a associação entre a luz e a natureza das cores, realizados por DaVinci, Newton, Goethe, entre outros.
Em suas pesquisas, Da Vinci afirmou que a cor era uma propriedade da luz e não dos objetos. Mais tarde, Newton estudou a influência do sol na formação das cores no fenômeno da difração (que consiste na decomposição da luz solar em várias cores quando atravessava um prisma e chamou a isso de espectro).
O espectro é formado pela união das cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. As cores que formam o arco-íris. Outra característica do espectro é a formação de um círculo cromático que contém 12 cores diferentes, que ajudam a visualizar as cores primárias, secundárias e terciárias. O branco e o preto são apenas resultado da presença ou ausência de luz, dessa forma, foram designados por cores convencionalmente.
Por fim, os estudos realizados por Goethe influenciaram a percepção subjetiva das cores e a relação entre as cores e a Psicologia e Fisiologia.
CURIOSIDADES
Por incrível que pareça, as cores geram as mais diversas formas de expressão entre os povos. Cada uma com seu significado (seja religioso ou patriarcal). Cada uma com uma mensagem estampada.
Por esse motivo, vou descrever o significado de algumas cores e curiosidades sobre cada uma delas.
Vermelho
Vermelho significa paixão, energia e excitação. É uma cor quente. Associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. É a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima. É a cor dos signos de Áries e Escorpião.
Amarelo
Amarelo significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. Simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. A cor amarelo-ouro (dourado) representa a riqueza, o dinheiro e o ouro. Está associada à nobreza, à inteligência e ao luxo. Amarelo é a cor dos signos de Gêmeos, Touro e Virgem. O signo de Leão está associado ao amarelo-ouro. Em alguns países, o amarelo é a cor do luto.
Azul
Azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associado a frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito. É utilizado na decoração dos mais variados espaços, favorece exercício intelectual e tranquiliza. O uso do azul em excesso pode trazer sonolência. É a cor dos signos de Aquário, Libra, sagitário e Peixes. Em muitos países, o azul está ligado a ideia de imortalidade.
Laranja
Laranja significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. É uma cor quente. Associada à criatividade, pois seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias. No Japão, significa coragem e amor. Na Índia, assume o papel de sagrado.
Verde
Verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. Simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. Acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. É a cor dos signos de Touro, Libra e Virgem. Os tons mais escuros estão associados ao signo de Capricórnio e os mais claros aos signos de Aquários e Peixes. Na Indonésia, o verde é uma cor proibida. Na Malásia, indica perigo.
Roxo
Roxo significa espiritualidade, magia e mistério. Está ligado ao mundo místico. Transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. É a cor da transformação. Os tons de roxo, violeta e anil estão associados aos signos de Sagitário, Aquário e Peixes.
Ufaaaaa!
Muita coisa, não?
Existem mais significados embutidos em cada cor, mas vocês podem conferir aí os significados das cores primárias e secundárias.
Espero que gostem dessa matéria colorida!
Saudações! Boa noite.
Viva o diferente.
Henrique Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário