segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Eventos avulso: AnimaRecife

Alô, galerinha!
O final de semana foi bem badalado e bem corrido, por isso a publicação está saindo hoje.

O tema?
Eventos de cultura pop japonesa e afins.

Pra quem não sabe, a cultura pop japonesa tem tomado conta do Brasil há algumas décadas (bem depois da imigração, claro). Essa influência se deu a partir dos tão conhecidos "animês" (os desenhos animados de origem japonesa) e "mangás" (histórias em quadrinho japonesas). Com a imortalização de algumas grandes franquias como Dragon Ball ou mesmo Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), os "otakus" (como costumam chamar os amantes de animês e mangás) começaram a tomar conta do país.

Dessa maneira, os otakus começaram a marcar presença nos festivais de cultura japonesa que sempre foram promovidos por imigrantes e nisseis (descendentes japoneses) em  estados que possuíam maiores quantidades dos imigrantes e nisseis.

Com o passar do tempo, os festivais de cultura japonesa se tornaram pequenos para a necessidade dos "otakus" e, os eventos de cultura pop japonesa começaram a surgir. Aos poucos, eventos como o AnimeCON em São Paulo, AnimeXtreme em Porto Alegre ou SuperCON em Recife.
Vale salientar que não estou citando os eventos mais antigos, pois não quero revelar minha idade. Hahahahahahahahahahahaha

Bom, o fato é que eu já sou "pai de chiqueiro" em eventos de cultura pop japonesa e fiz o favor de cobrir alguns pontos do AnimaRecife para explicar o funcionamento do evento e, ser crítico com a organização. #soudesses.



Página do AnimaRecife no Facebook

Área COSPLAY

Pra quem não sabe, Cosplay (costume play) é a arte de se fantasiar e encorporar um personagem de filme/livro/desenho, na verdade, não importa a origem. Cosplay é uma brincadeira que vemos constantemente, independentemente da existência de eventos como esses... veja o Carnaval ou o Halloween... grandes exemplos de "cosplay" pela rua.
Quem costura e faz acessórios é chamado de cosmaker (costume maker). Quem encorpora um personagem é o "cosplayer" (costume player).

Com a quantidade de cosplayers crescendo (ou não) a cada evento, é normal encontrar uma "Área Cosplay", onde os garotos e garotas podem trocar suas vestimentas de humanos comuns e se transformarem em um super herói ou num vilão terrível... Na minha época, o melhor e único lugar para se fazer isso era o banheiro. Triste, né?
Mas, hoje em dia, existe uma falta de respeito crescente... muitos cosplayers se trocando no meio do evento, ou garotas que invadem a área masculina ou o inverso. Existe uma falta de coordenação nessa parte. Muitas crianças frequentam esses eventos e seus pais e mães geralmente os acompanham. Essas coisas seriam grandes motivos para que as crianças parassem de frequentar eventos, pois não existe pudor.







Atrações

As atrações principais em eventos (há alguns anos) eram as exibições e campeonatos de AMV's, os concursos livres de cosplays, os campeonatos em karaokê rooms e shows de bandas (geralmente locais) que faziam covers de bandas japonesas específicas ou cantavam músicas de abertura e encerramento de animês.
A grade de atrações dos eventos foi crescendo e dando espaço a campeonatos de card games como Magic, Pokémon e Yugi-Oh!. Hoje também é comum ver campeonato de dança pop coreana (k-pop) ou de jogos como League of Legends.
Nesse ano, as outras atrações trazidas pelo AnimaRecife foram artistas como o Muca Muriçoca, os Irmãos Piologo, Larissa Tassi, Edu Falaschi, Ricardo Cruz e Rodrigo Rossi.



Organização

Me dói falar nesse assunto. Só que não! Hahahahahahaha
Bom, sobre a distribuição do espaço: 90% ok.
Fiquei com pena do pessoal dos stands. Tudo muito avulso.
Sobre a área cosplay: espaço ótimo, mas tinham cosplayers trocando a roupa fora do espaço ideal, o que indica falta de observação da parte dos organizadores e staffs.
Áreas de diversão e afins: gente. Tem campeonato de dança? OK! Mas obrigar as pessoas que querem se divertir com outra coisa já é demais. Desligaram o Just Dance enquanto rolava o campeonato de dança k-pop. Cadê a noção disso? O pessoal do League of Legends graças a Deus não foi perturbado... todos jogaram em paz. <3
Meet and Greeting: Proibiram o Muca Muriçoca de tirar fotos com os fãs no segundo dia porque ele já tinha feito isso no primeiro dia. E, nota social: ELE QUERIA FAZER ISSO! Fico muito perplexo com os mimimis dessa galera que acha que está fazendo uma ótima organização.

Em suma, o evento foi bem organizado, mas falo do estrutural.
Fora isso... desordem em vários pontos e falta de apoio e supervisão em muitos outros. Alô, coordenação! Esqueçam a tesouraria!
Crescemos a cada evento, devíamos melhorar e não piorar.

Abaixo seguem mais fotos dos cosplays e outro vídeo! :)


















Viva o diferente.

Henrique Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário